quinta-feira, 2 de junho de 2011

Reformar sem estresse!

Reforma sem estresse? É possível!
Sim, é possível reformular a casa minimizando o nervosismo e as frustrações. O segredo está no planejamento. As chances de surgirem percalços pelo caminho diminuem bastante quando projeto, custos e prazos estão bem definidos antes de iniciar a empreitada – contar com mão de obra qualificada, claro, é outro pré-requisito básico.

Não comece nada sem um bom projeto
Nada atrasa e encarece mais uma reforma do que mudar de ideia com a obra em andamento. Portanto, coloque no papel o que você deseja trocar e refazer, procure um arquiteto ou designer de interiores e defina com ele o projeto, incluindo a especificação dos novos acabamentos. Um projeto de reforma costuma demorar de 30 a 45 dias para ser concluído e deve incluir planta de demolição e construção de paredes, distribuição de móveis, forro de gesso, elétrica, hidráulica, detalhamento da marcenaria e especificação dos materiais.
Orçamentos e contrato
Depois de aprovado o projeto, o profissional – arquiteto, engenheiro ou designer de interiores – deve orçar os itens, incluindo material e mão de obra. Uma planilha é montada determinando as etapas da reforma de acordo com o tipo de serviço e os prazos de entrega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário