quarta-feira, 28 de março de 2012

Iluminação

Uma descoberta interessante para mim foi concluir que a iluminação influencia a nossa vida. Como e por que isso acontece nem sempre a gente se dá conta.


Iluminar não é simplesmente clarear, mas, antes revelar a visão que se tem de um espaço, de um ambiente, ou de um objeto.



E foi estudando e observando atentamente que aprendi que a melhor luz que nos atende está na natureza, que não é estática e muda ao longo do dia, com a claridade do sol, o movimento das nuvens e o brilho suave da lua, criando impressões e influenciando estados de espírito.

A iluminação homogênea de um ambiente em uma casa pode ficar monótona e impessoal, não traduzir a historia de quem mora ali, seus hábitos e suas atividades. É só prestar atenção. Afinal, iluminar é muito mais do que instalar lâmpadas.

Quer ver? Uma luminária perto de uma poltrona representa alguém que gosta de ler; uma tela bem iluminada fala de um apaixonado por arte; e por aí vai.

É importante também pensar na redução dos gastos de energia. Isso porque nem sempre é preciso acender todas as lâmpadas. Quem vai ouvir música e tomar um drinque precisa só de luz suave.

Erro não é só a falta de luz, o excesso pode ser um desastre. Erro ainda é pensar que a luz não tem estilo e o projeto de iluminação não tem sua importância. Duvida? Tente saborear um prosseco sob uma azulada lâmpada fluorescente.


Algumas dicas para obter a luz certa:


- Analise a função do ambiente e as tarefas que você vai executar nele;

- Visualize em que área receberá amigos e em quais locais ficará mais tempo sozinho;

- Verifique qual a atmosfera necessária ao ambiente. Só então defina o número e o modelo das luminárias para a iluminação geral e para a específica.



Sugestões


Na sala:


- Spots embutidos ou de sobrepor, com focos independentes de luz, podem fazer a iluminação geral do ambiente;

– Não instale spot sobre os sofás, eles fazem sombra no rosto de quem está sentado;

- Evite lâmpadas fluorescents. Sua cor esbranquiçada lembra áreas comerciais.

Na sala de jantar:

– Pendentes cumprem a função primordial na iluminação das salas de jantar. Procure peças mais tradicionais, como os lustres ou luminárias de desenho moderno e linhas mais simples. Mas os pendentes não ficam legais para centros de ambientes com pé direito baixo.

Luz de apoio

- As luminárias de pé, de canto, de mesa e os abajures, assim como as arandelas fixadas à parede, são variações de luz de apoio.

- Um abajur sobre uma mesinha de canto é perfeito para criar clima de efeito romântico.

Iluminação de destaque

– Luz direcionada para quadros, esculturas, objetos, pode ser feita com spots embutidos ou com modelos de sobrepor, que usam lâmpadas de foco dirigido ou hálogenas dicróicas. Neste tipo de iluminação, é basicamente o efeito da luz que se deve ser levado em conta, e não a luminária.

No quarto

– Essa é uma área que pede iluminação geral suave. Spots (de embutir ou não) com direção regulável; pendente de luz indireta ou plafon podem fazer a iluminação geral de um quarto;

- Se você gosta de ler na cama, use abajur com base alta ou arandela com foco de luz para baixo, fixada nas laterais.

No banheiro


– Não use lâmpadas fluorescentes, elas não reproduzem perfeitamente as cores e comprometem o efeito da maquiagem;

Espelhos com spots com lâmpadas incandescentes são perfeitos para se maquiar, há várias opções bacanas no Mercado.

- A iluminação geral se completa com spot de embutir.

Na cozinha

– Esse é um local que precisa ser sempre muito claro e pede lâmpadas de uso prolongado, com boa reprodução de cor;
- Para a iluminação geral, prefira lâmpadas fluorescentes de última geração, com plafons bem posicionados no teto. Esse tipo de luminária alcança perfeitamente o interior dos armários de paredes.




















fonte yahho

Nenhum comentário:

Postar um comentário