domingo, 13 de setembro de 2015

Reformar sem estresse

O segredo está no planejamento e  contar com mão de obra qualificada.




1. Não comece nada sem um bom projeto 


Nada atrasa e encarece mais uma reforma do que mudar de ideia com a obra em andamento. Portanto, coloque no papel o que você deseja trocar e refazer, procure um arquiteto  e defina com ele o projeto, incluindo a especificação dos novos acabamentos. “Muitas vezes, a instalação de uma hidromassagem exige um redimensionamento na parte elétrica. Sem a ajuda de um profissional experiente, corre-se o risco de instalar a peça e comprometer a energia da casa inteira”, fala o mestre de obras Luciano Dalarme, que só trabalha sob a orientação de um arquiteto .






2. Orçamentos e contrato


Depois de aprovado o projeto, o profissional – arquiteto, engenheiro ou designer de interiores – deve orçar os itens, incluindo material e mão de obra. Uma planilha é montada determinando as etapas da reforma de acordo com o tipo de serviço e os prazos de entrega. “Assim, o profissional tem condições de fornecer ao proprietário um contrato, em que consta a data de término do trabalho”, explica o engenheiro Gley Radelsberger Lima. É nessa altura ainda que a marcenaria (incluindo portas e janelas) e os demais materiais devem ser encomendados, pois a confecção das peças e a entrega de alguns produtos podem passar de 60 dias.


DICA:Se tiver espaço para armazenar todo o material da reforma, compre tudo de uma vez no início da obra. Isso gera o total controle no orçamento e anula atrasos








3. É hora de colocar mãos à obra




Com o custo e o prazo acertados, os pedreiros entram em ação. A primeira providência é proteger as áreas onde não haverá obra, como pisos, portas etc. Em seguida, vem a desmontagem do que será novamente usado (vasos sanitários, por exemplo), a retirada dos revestimentos e as demolições. O passo seguinte é a remoção do entulho, deixando o espaço livre para os profissionais trabalharem. Erguem-se, então, as eventuais alvenarias e têm início as instalações elétrica e hidráulica.


Enquanto hidráulica e elétrica estão sendo concluídas, o gesseiro pode instalar os forros e, se for o caso, paredes e painéis de drywall. O serviço é rápido, sendo seguido pela impermeabilização das áreas molhadas e pelo nivelamento de pisos e paredes que ganharão novos revestimentos. Alvenarias que serão pintadas ganham a primeira demão de tinta e o forro de gesso é masseado. Nas áreas que receberão revestimento cerâmico, o profissional começa pela instalação do piso, depois das paredes e deixa por último o acabamento do forro. Atenção: ambientes onde o chão levará madeira precisam de um contrapiso cimentado e bem nivelado, cuja secagem demora cerca de 30 dias. Essa espera deve ser respeitada, senão a umidade danificará o revestimento.

Para reduzir esse prazo, pode-se aplicar um impermeabilizante no contrapiso 15 dias após sua instalação. Mesmo assim, é fundamental que o instalador faça um teste para verificar a umidade do contrapiso. 



4. Antes da pintura






Pedras, cimento queimado, placas cimentícias e pastilhas causam muita sujeira no local, por isso não devem ser assentados no piso depois do acabamento das paredes. Faça o mesmo com a marcenaria fixa: “Peça ao montador para instalar os pontos de apoio dos móveis antes de a parede ser pintada. Depois, fica mais fácil encaixar as peças na alvenaria sem danificar a tinta”, fala o arquiteto Ricardo Miura. Portas e janelas também devem ser colocadas nessa fase. Pisos que chegam prontos, como carpetes, laminados e vinílicos, podem ser colocados pós-pintura. Se a escolha for papel ou tecido na parede, programe a instalação para a última etapa da reforma.



5.Na reta final 




Agora falta pouco. Depois do acabamento das paredes e dos pisos, já é possível instalar os espelhos de luz, as tomadas, as luminárias e os rodapés. A marcenaria e as cortinas também já podem entrar. Paralelamente, as louças sanitárias, as bancadas e os metais são instalados em banheiros e cozinhas. Mais uma vez, contar com mão de obra competente é fundamental para não estragar o que já foi feito. 

DICA: é bom deixar o pintor de prontidão para os retoques.





Vilões do atraso


Além de mudanças no projeto, outros fatores também alongam o calendário da obra. Trabalhar com produtos importados é sempre um risco. Não raro, esses artigos têm problema na alfândega e aí não há nada a ser feito senão esperar a liberação. Evite dar início à empreitada sem se certificar das normas do condomínio em relação a barulho, retirada e chegada de material. 




Fale consoco!
Contrate profissionais qualificados!
Orçamentos sem compromisso.

9 8832-5139


Nenhum comentário:

Postar um comentário